Suculenta
Conheça algumas espécies
As suculentas são plantas fascinantes que têm conquistado cada vez mais popularidade entre os amantes de jardinagem e decoração. Com suas formas peculiares e capacidade de armazenar água em suas folhas, essas plantas se adaptaram a condições de vida difíceis, como climas áridos e solos pouco férteis.
Uma das características mais marcantes das suculentas é a variedade de formas, tamanhos e cores que elas apresentam. Desde as pequenas e delicadas espécies até as suculentas maiores e mais robustas, há uma infinidade de opções para escolher. As folhas podem ser carnudas e arredondadas, como as da planta-pérola (Haworthia cooperi), ou alongadas e pontiagudas, como as da espada-de-são-jorge (Sansevieria trifasciata).
- Planta jade (Crassula ovata): é famosa por atrair prosperidade e seu visual é parecido com uma pequena árvore. É fácil de cultivar e pode ser colocada em locais com sol pleno ou meia-sombra, mas a quantidade de luz que recebe influencia na coloração de suas folhas deixando-as mais avermelhadas.
- Rosa de pedra (Echeveria elegans): é uma planta pequena e o formato de suas folhas se assemelha a uma rosa tradicional. Sua coloração pode variar do verde-escuro até o mais claro, com tons de roxo e lilás. Necessita de poucos cuidados, pois tem alta capacidade de armazenamento de água e se adapta bem a diferentes tipos de clima.
- Planta-fantasma (Graptopetalum paraguayense): é uma espécie de suculenta pendente, que possui folhas com um leve tom acinzentado. Pode ser cultivada tanto em espaços externos, quanto internos, mas deixe-a próxima a uma janela.
- Orelha-de-shrek (Crassula ovata gollum): é formado por folhas tubulares que se assemelham as orelhas do famoso ogro, por isso o seu nome. É uma planta que aprecia locais bem iluminados.
- Dedo-de-moça (Sedum rubrotinctum): também conhecida como rabo-de-burro, essa suculenta apresenta folhas volumosas e pendentes. Aprecia o clima quente e seco, por isso coloque-a em um local que receba bastante iluminação. Verifique sempre o solo antes de regar, e coloque água apenas se estiver seco.
Para começar, escolha um vaso com furos no fundo para garantir a drenagem e evitar o apodrecimento das raízes. Coloque primeiro uma camada de pedras, depois uma coloque uma mistura com partes iguais de areia e terra que seja suficiente para o recipiente escolhido. Faça uma cavidade no substrato e deposite a suculenta com raízes. Tampe e firme bem a planta. Muitas suculentas também podem ser plantas pela folha ou caule.
Os cuidados com uma suculenta são bem simples. Regue somente se o solo estiver seco e evite encharcar a terra. Regue em torno de uma ou duas vezes por semanas no verão e diminua a frequência nos meses mais frios. A poda é necessária somente para retirar folhas secas ou se a intenção for controlar o crescimento. Nesse caso, aproveite para fazer novas mudas com suas folhas ou caules cortados. Cultive-as em local bem iluminado, e se possível deixa-as receber um pouco de luz direta do sol em alguns dias da semana.
Vamos trazer a natureza para sua casa!
Trazer a natureza para dentro de casa é uma maneira maravilhosa de desfrutar de seus benefícios e criar um ambiente mais relaxante e inspirador.